quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Harry Potter e a Pedra Filosofal !!

"Deveria ser um livro só para o público infanto-juvenil. Mas, no mundo inteiro, público de idades variadas lê Harry Potter - um fenômeno da literatura que desafia crenças e estimativas
."


Harry Potter...Concerteza a maior obra literária da história, que conquistou - e ainda conquista - fãs pelo mundo inteiro. Ora, quem nunca ouviu a história de um pequeno menino de óculos, uma cicatriz em formato de raio, que dormia no armário, embaixo da escada da casa dos seus nojentos tios e seu insuportável primo e que, misteriosamente, recebe uma carta de uma escola de magia? E descobre que tudo que seus tios o contaram era mentira? Harry Potter, escrita pela britânica J.K Rowling, é, definitivamente, a série literária que continua marcando várias gerações de fãs.

Autor: J.K. ROWLING
Editora: Rocco
Categoria: Infanto-Juvenil


Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdou roupas velhas do primo gorducho, teve óculos remendados e foi tratado como um estorvo.
No dia de seu aniversário de 11 anos, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no País das Maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal - a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.




Como o primeiro livro que eu li, Harry Potter e toda sua série fazem parte de mim. Ele não foi aceito pelos religiosos por base de ter a ver com Bruxaria. Mas ai é que entra a questão do: "Julgar sem conhecer"!! A bruxaria que mostra Harry Potter é totalmente diferente da bruxaria contada na Bíblia...Mas enfim, Harry Potter domina toda as prateleiras de livrarias e bibliotecas.
Tendo 7 livros - todos já lançados - Harry Potter está em sua fase final na adptação para o cinema. Em novembro deste ano sai a primeira parte do último filme da série.


Todos os bruxos estão felizes, é dia de comemoração. O temível Lord das Trevas, aquele que não deve ser nomeado, finalmente fora derrotado. E quem diria, derrotado por um bebê de apenas um ano. Um bebê de cabelos negros e olhos verdes, um bebê que seria famoso neste mundo.
Anos se passam e na casa nº 4 da rua dos Alfeneiros, Harry Potter era acordado aos berros de sua tia na porta de seu "quarto" que ficava num armário embaixo na escada. É aniversário de Duda, seu primo, odiado por Harry e amado por seus tios. Como a babá de Harry está com a perna quebrada e não poderá ficar com Harry enquanto eles vão ao zoológico de réptil com Duda e seu amigo, Harry é levado junto sob uma condição: Qualquer coisa que Harry aprontar, ele iria ficar trancado naquele quarto por uma semana. Durante o passeio, coisas estranhas acontecem, como o vidro da jaula de uma cobra desaparece do nada e reaperece deixando Duda e seu amigo preso lá. Harry fica de castigo.

Tudo piora quando Harry começa a receber cartas de uma tal de escola de Magia e Bruxaria chamada Hogwarts. E nem mesmo seus tios se refugiando eles escapam das cartas. E logo, um gigante e barbudo chamado Hagrid diz a Harry que ele é um bruxo e tem uma vaga nesta escola de Magia e Bruxaria. Destinado a se livrar de seus tios, Harry vai com Hagrid e descobre coisas sobre este mundo. E, num passeio a compras do material, quando vai ao banco retirar dinheiro, Hagrid sussurra para os pequenos banqueiros (os anões):

"- E tenho aqui também uma carta do professor Dumbledore - falou Hagrid com ar importante, tirando-a do bolso do casaco. - É sobre Você-Sabe-O-Quê que está no cofre setecentos e treze"


Na escola de Hogwarts, Harry faz amizade com Rony Weasley, um menino pobre, ruivo e vestes de segunda mão, porém muito gentil, e ambos viram os melhores amigos. E também com a sábia Hermione Granger. E vira o maior inimigo do rico e metido: Draco Malfoy, um menino louro e pálido.
Nesta escola, existem 4 grupos de alunos: Grifinória, Corvinal ,Lufa-Lufa e Sonserina. Harry, assim como Rony e Hermione entra na Grifinória, sendo que, ele estava destinado a cair na Sonserina, mas pela fama da casa por ter os alunos mais malvados, Harry não quis ficar nela, que, por coincidência, é a casa onde cai Draco.

Quando pegaram o caminho errado para os dormitórios, os três descobriram um quarto enorme com um cachorro gigante de três cabeças. O cão, guardava algo pois estava em cima de um alçapão. E, decididos a descobrir o que este cão está guardando, eles se arriscam a até mesmo serem expulsos. Descobrem que o cão guarda, é a famosa: Pedra Filosofal, que, pelo que eu sei a respeito

0 comentários:

Postar um comentário